Visite nosso instagram

Monções de Aplausos

Visite nosso instagram 2

Em 2021, a professora Benedita Edina Costa Bezerra de Araújo, mais conhecida como Edina Bezerra, recebeu o honroso convite para compor as letras do Hino da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências (ALAC). O processo de criação, no entanto, foi repleto de desafios. A primeira versão da letra, apresentada ao maestro Raimundo Cosme, não foi bem recebida. Além disso, o então presidente da ALAC, professor Adenildo Bezerra, também expressou insatisfação com o resultado inicial.

Determinada a atender às expectativas, Edina Bezerra revisitou sua composição, repensando tanto a letra quanto a melodia. Em um momento de inspiração, ela conseguiu criar uma nova versão que finalmente agradou a todos os envolvidos, consolidando-se como o hino oficial da ALAC.
 

 
Edina Bezerra começou a lecionar aos 19 anos, desenvolvendo um grande amor pela profissão. Aos 45 anos, ousou escrever um livro e, desde então, abraçou a escrita sem abandonar o ensino. O hino da ALAC é seu terceiro trabalho de composição, após os hinos do Centro Educacional Leão Santos e do Colégio Arariense. Edina sente-se honrada por contribuir para a história de Arari com mais uma obra que atravessará séculos.
 
Participação na Instituição 
Desde 1982, Edina teve participação ativa na banda de música da instituição. Como confrade da Academia, buscou a parceria do sargento Walbert Mendonça, que, orientado pelo sargento Cosme, criou o arranjo apresentado.
 
Definição do Arranjo
O arranjo do hino contém 66 compassos distribuídos harmonicamente, com 110 pulsações por minuto, em compasso 2/4 e tonalidade em dó menor. Os sete compassos e meio iniciais refletem a pujança da autora, munida de vigor e jovialidade. No oitavo compasso do segundo tempo, começa a melodia e harmonia entre as estrofes e o estribilho, com contratempos que definem as tonalidades. Nos compassos 43, 44, 45, 47 e 48, as cornetadas representam a intrepidez da autora. O arranjo finaliza com oito compassos, sendo os quatro últimos ralentando, mostrando a nitidez, ousadia e capacidade criativa de Edina Bezerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Site Preparado por Raphael Coutinho